BoletimReflexão bíblica

Paz no meio da tempestade

«Certo dia, entrou Jesus num barco com os discípulos e disse-lhes: “Vamos para a outra banda do lago.” Ora, durante a travessia, Jesus adormeceu. Nisto, formou-se uma tempestade no lago e entrava tanta água no barco que já estavam em perigo de se afundar. Os discípulos acordaram Jesus e disseram-lhe: “Mestre, Mestre, esta- mos perdidos!” Ele levantou-se, deu ordem ao vento e às ondas, e o vento parou e as ondas amansaram. Depois disse aos discípulos: “Onde está a vossa fé?” Eles porém tremiam de medo, e diziam uns para os outros, muito admirados: “Mas quem é este homem que até o vento e as ondas lhe obedecem!”»

Lucas 8:22-25

Neste relato podemos ver toda a autoridade e poder de Jesus sobre os elementos da Natureza – perante a Sua voz, o vento forte e as ondas impetuosas da tempestade logo dão lugar à bonança, à calma e tranquilidade dos elementos. É uma importante lição para a nossa vida ao pensarmos na seguinte analogia: se o lago representar a nossa jornada neste mundo, o barco a vida de cada um de nós e a tempestade as dificuldades que teremos de enfrentar, então, se Jesus estiver no nosso barco e Nele confiarmos, resistiremos aos problemas que inevitavelmente sobrevêm à nossa vida! Entregando-Lhe o domínio do “barco”, podemos contar com a Sua ação apaziguadora, ainda que nos pareça que está dormindo…

É interessante notar que os discípulos, apesar da convivência diária com Jesus (e tendo assistido aos Seus inúmeros milagres), ainda não O conheciam como o Deus Todo-Poderoso, o Pai da Criação. Para refletir:

  • Onde está a tua fé e confiança quando os “ventos e as ondas” asso- lam a tua vida?
  • Ainda desconheces Aquele “que até o vento e as ondas lhe obedecem”?

Que não demonstremos falta de fé, mas ao invés depositemos a nossa confiança e a direção da nossa vida nas mãos de Jesus – deixemo-Lo conduzir o “barco”!

Nuno Reis Conceição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *